Encontre respostas para as perguntas mais

comuns relacionadas ao Grupo Vigi

FAQ

Um círculo preto com uma seta apontando para a direita.

Navegue pelos artigos

Nossos Serviços

  • Crédito consignado privado

    O crédito consignado é a modalidade de empréstimo que oferece aos clientes as melhores taxas do mercado. Bastante popular entre pensionistas e funcionários públicos já a algum tempo, vem também se popularizando entre os colaboradores de empresas privadas. É uma operação muito segura e atraente para todas as partes:  o funcionário compromete apenas a parcela de sua renda que cabe no bolso; a empresa conveniada se compromete a descontar o valor devido do funcionário e repassar para a financeira, não precisando assumir nenhum débito;  e a financeira consegue oferecer taxas e condições melhores aos clientes por ter um menor risco de inadimplência.

  • Como contratar (tempo, quem pode e limite)

    O processo de contratação do crédito consignado Vigicred é bastante simples e prático. Você pode solicitar uma simulação através de qualquer canal de atendimento e nossa equipe prontamente irá lhe prestar todo o suporte necessário.


    No entanto, existem alguns critérios que precisam ser atendidos para que possamos prosseguir com a contratação. O primeiro deles é que você deve ser colaborador de uma das empresas conveniadas com a VIgicred. É através desta parceria que conseguimos levar as melhores taxas e condições aos funcionários. Em segundo, você deve estar empregado por pelo menos seis meses. Este é um ponto importante, pois traz segurança ao empregado e ao empregador.


    Outro detalhe é o valor de margem disponível para a contratação. Por lei, um colaborador pode comprometer até 35% da sua renda com crédito, sendo até 30% com um empréstimo consignado e 5% com cartão de crédito. Vale ressaltar que esta margem pode ser reduzida caso o colaborador tenha outros débitos descontados em folha, como pensão, cartões de benefícios ou contribuição sindical, por exemplo.

  • Quais os documentos necessários

    Para a simulação sem compromisso, é preciso o envio do último comprovante de renda, número de CPF e data de nascimento. Com estes dados já conseguimos avaliar qual a melhor taxa de juros, além do prazo e valor máximo disponível para empréstimo.


    Já para a contratação do empréstimo, além dos documentos acima, são necessários também: documento com foto (RG, CNH, passaporte, CTPS ou carteira de registro profissional), comprovante de residência (com até 3 meses de emissão), comprovante bancário (da conta que irá ser creditado o valor) e uma selfie, que será solicitada no momento do preenchimento dentro do app.

  • Como baixar o APP

    Você encontra o app nas lojas de aplicativos da Apple e do Google. Mas fique tranquilo: nosso atendimento irá orientá-lo no momento oportuno com fazer o download e preencher as informações.

  • Como funcionam os pagamentos das parcelas

    Após a contratação do empréstimo, a parcela já virá descontada no contracheque, eliminando o risco de atraso por esquecimento ou a necessidade de qualquer outro tipo de boleto.

  • Como é o pagamento em caso de desligamento

    Quando o funcionário é desligado, por qualquer motivo que seja, ele perde o vínculo com a empresa e o empréstimo que antes era consignado ao salário, passa a ser da modalidade de crédito pessoal. Neste caso, a financeira irá emitir os boletos referentes aos valores em aberto e disponibilizar ao cliente. Além disso, a empresa poderá destinar até 30% das verbas rescisórias para abatimento do saldo devedor do colaborador, contribuindo ainda mais para redução da dívida.

  • Quais são as taxas de abertura de crédito

    Sempre que é feita uma operação de crédito, há alguns custos envolvidos e que são diluídos nas parcelas do empréstimo para que o cliente não precise desembolsar nenhum valor no ato da contratação. Estes valores são descritos em detalhes no contrato de crédito e ficam disponíveis no momento da assinatura para que você saiba exatamente o que está pagando.


    Abaixo listamos as taxas envolvidas na contratação de um empréstimo consignado:


    IOF


    O IOF, ou Imposto Sobre Operações Financeiras, é um tributo federal cobrado sempre sobre operações de crédito, câmbio e seguros.  Para a modalidade de crédito consignado os valores variam de 0,38% a 3%.


     Juros


    Basicamente os juros representam o custo que será pago pelo valor recebido pelo empréstimo. É a maneira que financeira é remunerada por fornecer o crédito. Em geral, a taxa de juros aplicada na operação vai depender do tempo de empresa do colaborador, do valor de sua renda líquida e se existe alguma restrição de crédito em seu nome. Na Vigicred, as taxas de juros aplicadas são das mais baixas do mercado, partindo de 1,9% ao mês.


    Taxa da Financeira


    A Taxa da Financeira, ou Taxa de Abertura de Crédito (TAC), é um valor fixo cobrado pela financeira para cobrir os custos operacionais do processo de contratação do crédito consignado. Depósitos e TED, consultas aos órgãos de análise de crédito, confecção e envio dos contratos são alguns exemplos dos custos cobertos pela TAC. Em via de regra, o valor total é diluído nas parcelas do empréstimo.

  • Como indicar minha empresa

    Caso a empresa que você trabalha ainda não tenha convênio com a Vigicred, fique tranquilo. Através dos nossos canais de comunicação você pode deixar seu nome e telefone e informar qual o nome da empresa que trabalha juntamente com o nome do responsável pelo setor de RH. Com essas informações nós entraremos em contato com  ele para fecharmos a parceria e disponibilizar o acesso aos nossos serviços.